sábado, março 16, 2013

Frutas da Amazônia


Açaí: É um fruto roxo retirado da palmeira chamada açaizeiro. Pode ser consumido de diversas formas como suco, sorvete, cremes, bolos, licores, doces e geleias  Tem propriedade antioxidante valiosa para a saúde e rico em vitamina E.



Araçá-boi: Pertencente a família da goiaba e jabuticaba é utilizada na produção de geléias, doces e bebidas, como sucos e batidas.



Buriti: Da polpa de seus frutos é extraído um óleo comestível que possui altos teores de vitamina A. Esse mesmo óleo também é utilizado contra queimaduras, por possuir um efeito aliviador e cicatrizante. Além disso, a polpa é muito utilizada para a produção de sorvetes, cremes, geléias, licores e vitaminas de sabores exóticos e alta concentração de vitamina C.


Cupuaçu: O fruto mede cerca de 15cm de comprimento por dez de diâmetro. Tem a casca marrom, lenhosa e enrugada, e encerra numerosas sementes envoltas em polpa branca, muito utilizada na produção de refrescos, sorvetes e doces, comuns em vários estados.


Graviola: De aparência semelhante ao biribá, a graviola se diferencia pelos falsos espinhos, recurvados e curtos, porém moles e pelo seu formato menos arredondado e mais comprido do que o biribá. A graviola contém uma boa quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas C e B, potássio e fósforo. 




Guaraná:  O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e devido a suas propriedades estimulantes é usada na fabricação de xaropes, barras e refrigerantes.



Tucumã:Fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fibrosa, segundo Chaves(1947) é riquíssima em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mas que o abacate e 3 vezes superior ao da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B e alto teor de vitamina C .





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua ideia /opinião.