terça-feira, junho 29, 2010

Observadores do Am na Copa 2010 preparam relatório do evento


Grupo acompanhou os jogos na África

O balanço da jornada pelas cidades de Joanesburgo, Rustemburgo, Pretória e Durban da delegação do Amazonas que participou do programa de observadores da Fifa está sendo concluído para ser apresentado ainda na primeira semana de julho aos demais técnicos do Governo envolvidos no projeto Manaus Copa 2014.
A comitiva,visitou estádios, centros de treinamentos, centros de operações e seguranças, fan fests (centro de convivência para torcedores) coletando informações sobre as ações dos organizadores africanos nas áreas de infraestrutura, turismo, hospitalidade, voluntariado, segurança e mobilidade urbana.
Participaram da comitiva do Estado os secretários de Planejamento Marcelo Lima Filho, de Esportes Júlio Soares, o comandante da Polícia Militar Dan Câmara, Oreni Braga e Nickolas Anjos, respectivamente presidente e diretor executivo da Amazonastur.
A delegação retornou na quinta-feira, dia 24, mas o secretário de estado de Planejamento Marcelo Lima Filho, e o comandante da PM Dan Câmara, cumprem uma agenda complentar até o dia 30, na cidade de Joanesburgo, participando do evento do Ministério do Turismo, o Casa Brasi, no Sandton Convetion Center para a troca de experiências relacionadas ao desenvolvimento, formatação e execução de pojetos referentes à Copa do Mundo Fifa de 2014.
Eles também têm encontro marcado com os executivos da fabricante Adidas para tratar de diversos assuntos. Na avaliação dos membros da comitiva a organização da Copa na África acertou em alguns pontos, como a qualificação do voluntariado, mas mostrou também falhas em áreas importantes.
Exemplos são o transporte caro e ineficiente, tarifas elevadas e baixa qualificação dos prestadores de serviços. Para o secretário Marcelo Lima Filho, a experiência de acompanhar de perto a organização do evento será fundamental para alinhar alguns pontos dos projetos que estão sendo articulados pelo Governo do Amazonas com vistas à Copa de 2014 em Manaus. "Mesmo com o empenho dos organizadores do comitê africano foi possível constatar algumas inadequações.
A tarifa da rede hoteleira é caríssima e alguns estádios deixaram a deseja", detalhou o secretário. O valor da tarifa de taxi era pelo menos três vezes mais elevada que a média de outras cidades, segundo ele. O estádio de Loftus Versfeld, em Pretória, foi considerado precário pelo secretário considerando as exigências da Fifa para o Brasil nesse mesmo quesito.
Para a presidente da Amazonastur Oreni Braga, o problema dos organizadores da cidade de Rustemburgo foi com o treinamento dos prestadores de serviço,como a falta de conhecimento dos motoristas em relação aos pontos estratégicos e as atrações turísticas da cidade.
Em compensação, Oreni destacou os pesados investimentos do organizadores no quesito infraestrutura sobretudo no sistema de acesso e evacução dos estádios, nas áreas do entorno do Fan Park e Fan Fest.No penúltimo da agenda de trabalho do grupo, na cidade de Durban, foram feitas visitas ao estádio de Moses Mabhida e ao Fan Fest da Fifa.
A média de ocupação da rede hoteleira nesta cidade foi de apenas 60%. O programa de observadores da Fifa é dirigido aos gestores e técnicos dos comitês de organizadores das cidades-sedes do próximo mundial a ser realizado no Brasil.

Fonte:http://www.manauscopa2014.com/site/noticia.php?cod=111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua ideia /opinião.